top of page

Publicações

marcas-2021.png

MARCAS DA MEMÓRIA

O que resta da ditadura na educação brasileira?

Organizadoras:
Andréia da Silva Daltoé, Giovanna Benedetto Flores, Juliana da Silveira

Editora: Pontes Editores
ISBN: 9786556375458

Volume 1

Descrição:

Em 2014, na palestra sobre Ditadura no Brasil com a Professora Derlei Catarina De Luca, natural de Içara/SC e ex-presa política, vimos a importância deste debate no ambiente acadêmico e fora de seus muros. Em 2015, nasce o evento Marcas da Memória na Unisul – espaço de debate social, histórico e político a partir de temas como Direitos Humanos, Ditadura, Memória, Justiça de Transição, Anistia, Democracia, entre outros que nos permitem uma reflexão crítica sobre nossa dívida com o passado e suas reverberações no presente.

O evento se consolida, suas edições de 2016, 2017, 2019 seguem como fundamental e, em 2021, o Marcas da Memória amadurece e se transforma em Congresso, abrilhantado com fortíssimos trabalhos de universidades do Brasil, que agora ganham a forma e a força deste Livro – um encontro de práticas de ensino, pesquisa e extensão, construído a muitas mãos e interinstitucionalmente. Como nos diz Galeano (2009), se o poder pede silêncio e nos faz acreditar na injustiça como fatalidade, da nossa parte, não nos calaremos: haverá vozes em coro e resistência… em nome da vida da amiga Derlei, lutadora incansável pela memória e justiça; dos mortos e desaparecidos; dos que carregam as marcas da tortura; e de todos aqueles que fazem do seu testemunho lutas no plural. E lembremos: a Democracia é uma conquista diária. Andréia da Silva Daltoé.

Disponível em: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/educacao/marcas-da-memoria/

marcas2.png

MARCAS DA MEMÓRIA

Violência de estado e estado de violência:
corpos e(m) resistência

Organizadoras:
Andréia da Silva Daltoé, Giovanna Benedetto Flores, Juliana da Silveira e Nadia Neckel

Editora: Pontes Editores
ISBN: 9788521703815

Volume 2

Descrição:

Até a concretização destes escritos que agora se materializam aqui, um longo caminho que foi e continua se construindo a partir de laços teóricos, prática política e lutas que têm se somado no decorrer destes 10 anos de história do Projeto Marcas da Memória. Marcas da Memória nasce como pesquisa, vira uma palestra lá em 2014, se transforma em evento e hoje se consolida como espaço de debate importante sobre a(s) Ditadura(s) que nos marcaram e continuam reverberando em práticas e discurso. Trata-se de um espaço de debate que enfrenta pensar memória, história, lembrança, deslembrança, testemunho, esquecimento e silêncio… num trabalho sobre a Ditadura no Brasil e suas ressonâncias, consequências e presenças no hoje; um trabalho com/sobre/de memória, desejando não só falar de um passado, mas também intervir no campo do social como um compromisso com a própria Democracia. É nesse propósito que chegamos ao VI Marcas da Memória Violência de Estado e estado de violência: corpos e(m)resistência em 2023 e agora reunimos, nesta coletânea, 26 trabalhos potentes que lá circularam, coletiva e pluralmente, movidos por ideais, prática científica, prática política e lutas sociais. Diante de toda a força das histórias que compõem os capítulos, nosso desejo de uma leitura de muita cumplicidade e sentido(s) desestabilizadores.

Disponível em: https://ponteseditores.com.br/loja3/pontes-editores-home-2__trashed/ebook/lancamento-e-book/marcas-da-memoria-violencia-de-estado-e-estado-de-violencia-corpos-em-resistencia-volume-2/

© 2025 Desenvolvido por W. P. Antunes

bottom of page