top of page

EIXO TEMÁTICO 2

Ditadura, Liberdade de Expressão e Direitos Humanos

Coordenadora do Eixo
Giovanna B. Flores (PPGCL-Unisul)
PSX_20210625_111006.jpg

Mesa-redonda 2

15/09/2021 - 17h às 19h15

Formou-se em jornalismo na Universidade de Brasília, em 1979. Começou a atuar como fotojornalista em 1978, passando pelas revistas Manchete, Fatos&Fotos e Isto É, jornais Correio Braziliense, O Estado de SP e agências de notícias. presidiu a União dos Fotógrafos de Brasília nas gestão 1983/84, além de ocupar o cargo de diretor-membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal. Atuou na imprensa até 2018. Autor do livro Ouro Bruto: serra pelada en três tempos, lançado em 2020.

André Dusek
(Jornalista)

Cléber Santos Vieira (Unifesp)

Professor Adjunto do Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História e do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da UNIFESP. Membro do NEAB-Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unifesp. Diretor de Relações Institucionais da ABPN-Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (Gestão 2018-2020).
Convidado
Convidado

Samuel Martins (Cesusc)

Graduado em Direito pela UNESP (1997-2000), Mestre em Filosofia do Direito pela UFSC (2004-2006); Doutor em Direito pela UFSC (2017- 2021); Advogado (OAB/SC. 26.336) e Presidente da Comissão do Direito à Memória, à Verdade e à Justiça da OAB/SC (2018/2021)
Convidado

Simpósio 2

16/09/09/2021 - 17h às 19h15

Ana Maria Esteves Bortolanza

Doutorado em Educação (Unesp, câmpus de Marília); Mestrado em educação (UFMS). É pesquisadora do CIEC – Centro de Investigação de Estudos da Criança (Uminho/Portugal) e dos grupos de pesquisas Gepice (Uniube), Leitura e Escrita (Unesp). Pós-doutorado em Educação (Universidade de Évora (Portugal).
Coordenadora

Aline Fernandes de Azevedo Bocchi (Unifran)

Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Franca. Bacharel em Jornalismo (UNESP), especialista em Psicanálise (UNIFRAN), mestra em Ciências da Comunicação (USP) e doutora em Linguística (UNICAMP). Pós-Doutorado (UNICAMP e FFCLRP/USP) com estágio na Université Paris 13. Vice-líder do GTeDi e participante das Formações Clínicas do Fórum do Campo Lacaniano/SP.
Coordenadora

Sessão de Comunicação 2

21/09/2021 - a partir das 14h

Camila Borges dos Anjos

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É revisora textual desde 2010, na Revisare – Assessoria Linguística e Revisão Textual. É integrante/colaboradora dos seguintes grupos de pesquisa: Relações de Poder, Memória e Esquecimento em Análise do Discurso (UNISUL) e Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento (UFRGS). Tem experiência na área de Texto e Discurso, com ênfase na área de Análise do Discurso de linha francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Discurso, Cultura, Mídia, Identidade, Memória e Migrações.
Coordenadora

Camila Damaceno

Doutoranda em Direito (UFSC). Mestra e graduada em Direito (UFSC). Professora dos cursos de Direito da Unisul e das Faculdades CESUSC. Integrante dos grupos de pesquisa Observatório de Justiça Ecológica (OJE/UFSC), Brasilidade Criminológica, Interseccionalidades e Decolonialidade nas Relações Internacionais (INDERI/FURG) e Grupo de Pesquisa Relações de Poder, Esquecimento e Memória (GREPEM/UNISUL), e do Programa de Extensão Universidade sem Muros (USM/UFSC).
Coordenadora

Chamada para inscrição de trabalhos no Eixo Temático 2

Inscrições de 07 de junho a 07de julho!

RESUMO:

Ditadura, Liberdade de expressão e Direitos humanos. Três conceitos que, justapostos, organizam as reflexões deste Eixo, cujo objetivo é reunir propostas que versem sobre as memórias da ditadura em nosso momento histórico marcado por uma política de Estado genocida, com consequências para a liberdade de expressão e os direitos humanos. Deste modo, receberemos trabalhos que convoquem materiais analíticos heterogêneos e plurais para mobilizar reflexões alicerçadas no funcionamento da memória e dos esquecimentos, com contribuições para se fazer pensar as práticas de censura, o cerceamento da palavra face a uma política vil e sua letalidade para parte da população brasileira, as práticas e discursos de ódio que ferem os direitos humanos e o funcionamento dos Aparelhos de Estado em uma sociedade dividida por relações dessimétricas e desiguais que a educação brasileira herdou e reproduz.

Os participantes que desejaram apresentar trabalho deverão enviar resumos para avaliação dos coordenadores de cada modalidade.

​​Requisitos para inscrição no Simpósio: doutores ou doutorandos.

Requisito para inscrição em Sessão de Comunicação: doutorandos, mestres, mestrandos e graduandos.

bottom of page