top of page

EIXO TEMÁTICO 4

Negacionismo e investimento em pesquisa acadêmica

Coordenadora do Eixo
Juliana da Silveira (PPGCL-UNISUL)

Mesa-redonda 4

29/09/2021 - 17h às 19h15

Helson Flávio da Silva Sobrinho (UFAL)

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Pós-doutor pela Unicamp. Professor da Ufal e pesquisador do CNPq. Vice-líder do Grupo de Estudos Discurso e Ontologia (Gedon). Realiza pesquisas na área de Análise do Discurso e materialismo histórico e dialético a partir de Marx e Engels, Althusser, Mészáros e Lukács.
Convidado

Silvânia Siebert (PPGCL-Unisul)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2012). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), e dos cursos de graduação em Letras e Comunicação Social.  Editora da Revista Linguagem em (Dis)curso (LemD).
Convidada

Teresa Leitão
(Professora da Educação Básica Pública e Deputada Estadual de Pernambuco)

Convidada

Professora da Educação Básica Pública de Pernambuco Deputada Estadual ,membro do Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo Licenciada em Pedagogia com Especialização em Formação de Professores.

Simpósio 4

30/09/2021 - 17h às 19h15

Leonardo Conedera (UDESC)

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: imigração italiana, imigração urbana, memória e identidade e História Oral. Nos últimos anos suas pesquisas enfatizam questões relativas à migração qualificada, oralidade e Migração no Tempo Presente.  Atualmente, é bolsista PNPD-Capes no Programa de Pós-Graduação em História na Universidade do Estado de Santa Catarina.
Coordenador

Israel  Vieira Pereira (PPGCL-Unisul)

Doutor em Texto e Discurso pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da UNISUL. Seu trabalho é voltado à análise dos processos discursivos, culturais e narrativos de boatos, teorias da conspiração e outros textos tomados como extraoficiais. Possui interesse nos seguintes temas: Análise de Discurso; Teoria Literária; Filosofia da Linguagem.
Coordenador

Sessão de Comunicação 4

21/09/2021 - a partir das 14h

Bazilicio Manoel de Andrade Filho (Ifsc câmpus Criciúma)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no câmpus Criciúma do IFSC. Especialista em Educação Matemática. Doutor em Ciências da Linguagem pela Unisul, com período sanduíche na Universidade de Bordeaux, França. Tem interesse em pesquisas que envolvem ensino da matemática e interface com linguagem.
Coordenador

Juliene da Silva Marques (Instituto Federal  Catarinense-IFC)

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Professora EBTT no Instituto Federal Catarinense (IFC), onde atua também no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Integrante do Grupo de Pesquisa em Relações de Poder: esquecimento e memória (GREPEM), da Unisul. Email: Juliene.marques@ifc.edu.br
Coordenadora

Chamada para inscrição de trabalhos no Eixo Temático 4

Inscrições de 07 de junho a 07de julho!

RESUMO:

No eixo temático Negacionismo e Investimentos em Pesquisa Acadêmica, tem-se como objetivo discutir a relação entre as práticas negacionistas de deslegitimação das instituições e da ciência e os cortes em verbas de pesquisa universitária, especialmente, realizados nos últimos anos. Entende-se que o contexto pandêmico atual se encontra marcado pela oposição entre uma injunção à pós-verdade, que produz o desejo de negar tudo que contraria as próprias crenças pré-estabelecidas, e uma urgência de valorização da ciência para colher, abordar, criar e divulgar conhecimentos que possam salvar vidas. Assim, este eixo temático acolherá trabalhos que tratem sobre o negacionismo em suas diferentes formas discursivas e textuais na história e na memória, o impacto da deslegitimação e desvalorização da ciência, os discursos negacionistas durante a pandemia e as formas de resistência a tais práticas no passado e no tempo presente.

​​Requisitos para inscrição no Simpósio: doutores ou doutorandos.

Requisito para inscrição em Sessão de Comunicação: doutorandos, mestres, mestrandos e graduandos.

bottom of page